Thursday, January 4, 2007

BDSM no Ocidente vs. Japao/Asia

Entrei no grupo Japan_BDSM do Yahoo e encontrei alguns posts interessantes...

Um assunto q surgiu nesse grupo uns meses atras (estou tentando ler as mensagens do ano passado) foi sobre o estilo e as caracteristicas do bdsm no Japao em contraste com o q se vê no ocidente (ex. Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha... provavelmente poderiamos incluir Brasil aqui).

Pelo q entendi, existe uma grande diferença em certos pontos:
- agressao física e verbal vs. dominação psicológica
- postura do D e do sub (+ o silêncio)


Agressao física e verbal vs. dominação psicológica

Nos países ocidentais, a agressão ao sub, tanto física como verbal, parece q faz parte do jogo de dominação - o que não seria tao presente no Japão e Asia em geral. Nos países orientais, a tendência seria puxar mais para a dominação psicológica. E nao tanto rebaixar e humilhar o sub, xingando-o e chamando-o de inútil e imprestável, mas tratá-lo mais como um cãozinho obediente, elogiando-o pela boa conduta e incentivando-o a melhorar sempre. Isso não quer dizer q o SM no Japão repudie castigos físicos e humilhações. Isso tudo seria só uma tendência de conduta. (Tb posso ter entendido tudo errado rs)


Postura do D e do sub (+ o silêncio)

Consoante com essa ênfase na dominação psicológica acima da física, a postura do D e do sub tb parecem ser diferentes no Oriente e no Ocidente.

No Ocidente, é como se fosse um jogo de forças, onde o D precisa mostrar seu poder a todo momento através do rebaixamento do sub, e o sub tem de estar sempre obediente aos comandos do patrão com risco de ser castigado se sair da linha. Nesse jogo, é claro q cada parte tem prazer em fazer exatamente isso (D: mostrar poder / sub: ser rebaixado e castigado).

Já no Japão, parece-me q a coisa é mais sutil. O D não precisa ficar ostentando seu poder a toda hora, e o sub não fica querendo quebrar as regras para mostrar q existe e receber atencao do mestre. Lá, ao invés de deixar o D contente pq deu um motivo para este exercitar seu poder, o sub, ao invés disso, se quebrar alguma regra, vai mais é provocar o desapontamento do seu D. (ou será q estou enviesando a minha análise de acordo com os meus gostos e desejos pessoais?)

Por parte disso tudo, o silêncio é uma coisa muito importante no Japão. O D pode permanecer no poder sem dizer uma palavra ou mesmo sem ter de realizar um único movimento. Nada de verborragias e histerias para controlar o sub.


Quanto a mim...

Acho q enfim descobri q minha maneira de dominar está mais ligada à essa forma oriental de praticar o SM. Pessoalmente, não gosto de humilhar o sub e não gosto de forçar a obediência dele através da pressão de castigos e comandos. Prefiro q o sub se entregue livremente para satisfazer meus desejos e empenhe-se para me servir e agradar sem precisar de comandos e ameaças constantes.

Ai ai... no Japão, será q vou encontrar mais subs q me agradem por estarem nessa cultura q mais se assemelha à minha maneira pessoal? Ou ficarei entediada por ver sub silenciosos e cordeirinhos demais?