Thursday, November 23, 2006

Humor: Os Outros

Num post de *koré{|M|}
13/10/2006 10:24

Os Outros (adaptação de Luciano Lira de Macedo)

"Só concordo em parte com luiz Fernando Veríssimo, qdo ele mostra em crônica ótima e sem nenhum preconceito, que o povo não presta, que toda a ruindade do país resulta na existência do povo. Veríssimo me desculpe, mas atribuir tudo de ruim ao povo é incorreto: o povo é aquilo mesmo, talvez até mais, porém não é o único responsávelpor tudo q está errado. Tem os outros que não prestam. A anarquia que reina no congresso nada tem com o povo que não vota leis. São os outros que votam. Os outros fumam nos ônibus e elevadores e nem se preocupam com as boas maneiras e proibições. "Os outros não obedecem", dizem cinicamente os outros.

Agora mesmo, com a epidemia da AIDS, quem é culpado da doença se proliferar rapidamente? Os outros, que não usam camisinha. Vocês já observaram as grever de ônibus? Muitos motoristas e trocadores querem trabalhar, mas os outros não deixam, fazem piquetes e ainda furam os pneus. O povo é culpado? Coisa nenhuma, o povo é vítima dos outros. Na escola, quem é mal comportado? Quem não sabe as lições? Os filhos dos outros naturalmente, por que os outros não sabem educar os filhos.

Os outros são culpados de haver sonegadores, aproveitadores e picaretas, que se justificam dizendo que "se eu não fizer, os outros fazem". "Se eu não sonegar, os outros sonegam", e assim por diante, numa prova indiscutível de quão perniciosos são os outros.

Quem é q não sabe votar? Quem fura as filas? Quem dirige sem cuidado, achando-se dono das ruas? Quem acredita no choro da santa?
Quem guarda na bolsa o dinheiro de um troco errado? Quem mente com o objetivo de tirar vantagens? Quem? Os outros e ninguém mais. Alguém já viu ou teve notícia de acidentes que não seja provocado pelos outros? Nunca! Eu, qdo viajo, ...

..nem me preocupo comigo, mas com os outros, que são irresponsáveis, ultrapassam nas curvas, guiam em excesso de velocidade, etc. Os outros, sempre os outros. os outros são nossa desgraça!

Mas, finalmente, quem são os outros? devem ser entes sobrenaturais, pois nunca os outros se identificam. Todos criticamos ou nos encontramos por trás dos outros, todos prejetam nos outros os traços ruins da nossa personalidade, todos esperamos que os outros cumpram com o dver, mas ninguém diz quem são os outros.

Os próprios outros não se reconhecem. Com ceteza lendo essa crônoca, os outros vão achar que os outros a quem me refiro são os outros.

E são os outros que formam a nossa sociedade, da qual, eu, você e os outros, fazemos parte."